iajar com um bebé nem sempre é fácil! Além de toda a logistica, é preciso ter em atenção a segurança dos recém-nascidos, qualquer que seja o meio de transporte.
Como fazer viagens com o recém-nascido nos diferentes transportes?
Automóvel
As cadeiras auto são as medidas de segurança mais importante para os bebés. Têm de ser aprovadas de acordo com o regulamento em vigor (ECE R44/04 e R-129 ou i-Size) e têm de ser específica para recém-nascidos e bebés pequenos, já que evitam até 90% de todas as lesões graves ou mortais que possam ocorrer em caso de acidente.
Para que a instalação ocorra sem erros, recorra sempre ao sistema isofix. Além disso, à medida que o bebé cresce, temos de ter um sistema de retenção infantil adequado ao seu peso e altura, sendo que até, pelos menos, aos 4 anos a crianças devem viajar no sentido inverso ao da marcha.
Certifique -se que o bebé fica sempre numaposição intermediária entre a horizontal e a vertical para um maior conforto. Devem, ainda, viajar sempre no banco traseiro, exceto se o veículo não o tem, ou o banco traseiro já está ocupado por outros bebés com cadeira auto ou as cadeiras não podem ser montadas.
Comboio e Autocarro
Ao viajar com o bebé de comboio ou autocarro podemos utilizar sistemas de retenção dobráveis e portáteis que, aprovados, possam utilizar cintos de três pontos, caso o autocarro conte com eles.
No caso específico do comboio, não é possível utilizar um sistema de retenção infantil, pois não têm cintos de segurança nos bancos. Mas, é possível utilizar um sistema de retenção portátil, de viagem, quando há correias de fixação no banco.
Avião
Para viagens de avião, na maioria dos casos não é obrigatório o uso de um SRI específico para os menores de dois anos. O bebé deve ir ao colo, com um cinto especial. Recomenda-se, no entanto, que o bebé viaje num sistema de retenção infantil. Tudo depende da política da companhia aérea. Há sistemas de retenção autorizados especificamente para viajar de avião, e se o bebé viajar num sistema de retenção infantil, a companhia aérea pode obrigar o SRI a estar na lista de autorizados para viagens aéreas.
Conselhos gerais para as viagens de verão com o bebé
As viagens de verão envolvem calor e os recém-nascidos são muito sensíveis à temperatura. Planeie a viagem e pausas para não passar demasiado tempo do transporte escolhido.
Pare a cada 90 minutos ou duas horas, tire o bebé da cadeira e deixe o bebé esticar-se, mover-se e mudar de posição. Aproveite para lhe mudar a fralda ou roupa, dar-lhe de comer e beber. Não deve alimentar o bebé enquanto o carro está em movimento devido à posição incómoda.
Adeque a temperatura no veículo: nem frio, nem calor. Se viajamos de transportes públicos, é possível que não consiga ajustar a temperatura ao seu gosto, pelo que deve estar preparado para que o bebé esteja mais exposto ao ar condicionado.
É muito fácil para um recém-nascido sofrer uma insolação, por isso tenha especial cuidado para que o bebé não fique sem vigilância no carro ou autocarro (recomendamos este decálogo de conselhos para evitar insolação). Leve tudo o que for necessário para que o bebé esteja confortável: roupas, fraldas, toalhetes húmidos, cremes e algum brinquedo adequado para a viagem.