Nos meses mais frios de Inverno, queremos que os nossos filhos estejam quentinhos e confortáveis, mesmo no carro… No entanto, a pressa e a facilidade podem levar-nos a cometer um grande erro: sentar o bebé ou criança diretamente no sistema de retenção infantil sem que tirem o casaco.
É que um casaco de inverno pode dar uma falsa ideia de como ajustar corretamente o arnês à criança. Sabemos que um arnês está devidamente ajustado quando só podemos colocar dois dedos entre o corpo da criança e o arnês. Com o volume do casaco, a distância aumenta, mesmo fazendo o mesmo exercício.
O volume do casaco pode fazer com que o arnês fique muito solto, dando a falsa sensação de que a criança está bem colocada. Assim, a cadeira auto pode não funcionar adequadamente e não proteger a criança num acidente.
Os casacos de inverno são especialmente grossos, portanto, não são ajustados ao corpo. Além disso, se o casaco for de um material que possa deslizar, aumenta a facilidade da criança ficar ainda menos segura na cadeirinha.
Podemos dizer que o casaco é especialmente prejudicial em colisões frontais, onde há mais hipóteses da criança ser projetada para fora do veículo.
Portanto, por mais encasacados e quentinhos que queremos que eles estejam, é preciso dedicar algum tempo a tirar o casaco e a sentá-los corretamente no sistema de retenção infantil. Uma opção é colocar o casaco por cima, mas é melhor não usar qualquer coisa que possa impedir o bom funcionamento da cadeirinha.