Muitas são as dúvidas que podem surgir ao instalar um sistema de retenção para crianças. A pergunta mais comum é onde devemos colocar a cadeira auto, isto é, qual é o lugar mais seguro para a nossa criança viajar?
Em primeiro lugar, devemos ter claro o que diz a lei sobre isto.
De acordo com a legislação, as crianças com menos de 12 anos e até 135 centímetros de altura devem viajar sempre nos bancos traseiros. Devem, igualmente, estar seguras pelo sistema de retenção (SRC) homologado ao peso e tamanho.
Em caso de dúvida, uma criança com menos de 12 anos deve viajar sempre no banco de trás com o devido sistema de retenção.
No entanto, há exceções. A criança pode viajar no banco da frente quando/se:
- Tem mais de 12 anos, mesmo que tenha menos de 135 centímetros de altura;
- Tem mais de 135 centímetros de altura, mesmo que tenha menos de 12 anos;
- Tem mais de 3 anos e o automóvel não dispõe de banco traseiro ou cintos de segurança nos bancos da retaguarda;
- Tem menos de 3 anos e o sistema de retenção estiver virado para a retaguarda e com o airbag do passageiro, descrito no artigo 55º do Código da estrada como a almofada frontal, desligado.
Portanto, fica claro que as crianças com cadeira auto devem sempre ir no banco traseiro. Caso tenha que ir à frente por alguma das exceções, tem que se desativar o airbag, obrigatório no caso de sistemas de retenção infantil virados para trás.
Recordamos o artigo ‘Se o airbag protege, porque deve ser desativado com uma criança no banco da frente e em que casos?’. Também damos informações sobre como desativar o airbag e em que casos.
Para isso, recordamos que as crianças até aos 15 meses devem viajar viradas para trás para sua maior segurança. A Fundação MAPFRE recomenda que continuem a viajar assim até pelo menos aos 4 anos de idade.
ATRÁS, MAS EM QUE LUGAR?
Os especialistas concordam que o melhor lugar para colocar a cadeira é no banco central traseiro. A principal razão deve-se à distância que fica das portas laterais, oferecendo maior proteção neste tipo de impactos. O principal inconveniente é que a maior parte dos automóveis têm as ancoragens isofix nos dois lados. Portanto, se queremos utilizar o sistema isofix devemos optar pelo lado direito. Permite ao condutor manter contacto visual com a criança e dá acesso seguro ao passeio, para colocar e retirar a criança na cadeira com total tranquilidade.
A que a função principal do sistema isofix é precisamente evitar erros na instalação da cadeira auto, algo vital para proteger a criança. Se não sabemos utilizar bem o cinto de segurança para segurar a cadeira, a melhor opção é utilizar o sistema isofix. Para além de que o sistema ISOFIX é amigo do veículo e reduz as desacelerações do SRC no caso de colisão, reduz as possíveis lesões do impacto.
É importante escolher bem o banco onde vai instalar a cadeira. Mesmo o banco mais seguro deixa de ser eficaz se for mal instalado. Por isso, se optar pelo sistema isofix, garante uma correta instalação sempre que seguir as indicações do fabricante.