Quando se trata de escolher a melhor cadeira auto, há muitas coisas a considerar: o peso, a altura, a idade… Mas fique tranquilo, porque com tudo que lhe vamos explicar, vai ser muito fácil aprender e saber escolher. Quatro pontos-chave que não se deve ignorar.
Quer conhecê-los?
A altura
Quando escolher um sistema de retenção para crianças homologado sob a norma i-Size, saiba que se usa como referência a altura da criança.
A altura é o fator determinante na escolha do melhor SRC: quanto tempo as crianças devem utilizar uma cadeira auto? Podem parar de utilizá-la e sentar-se diretamente no carro e usar o cinto de segurança de adulto, dependendo da sua altura.
Se a estatura da criança é igual ou superior a 135 cm, os menores de idade podem utilizar o próprio cinto de segurança para adultos, inclusive o do banco do passageiro dianteiro, sempre que esse se ajuste corretamente e tenha estes elementos em conta:
As costas
A criança deve poder sentar-se apoiando as suas costas contra o encosto do banco do automóvel e permanecer assim durante toda a viagem.
As pernas
Nesta posição, as pernas devem dobrar-se confortavelmente e não devem estar retas com as barrigas das pernas a descansar na borda do banco, o que seria desconfortável e faria a criança deslizar para baixo. À medida que a criança desliza, a cinta inferior do cinto de segurança ficaria posicionada sobre as zonas macias e frágeis do abdómen da criança (o que pode levar ao efeito submarino).
O cinto
A parte superior do cinto deve atravessar o meio da clavícula na sua parte central entre o ombro e o pescoço, e nunca perto deste último.
A parte inferior do cinto deve ficar abaixo do abdómen e deve repousar sobre os ossos da anca.
O pescoço
O banco do veículo deve ser equipado com apoios de cabeça para proteger o pescoço da criança em caso de impacto traseiro. Se o veículo não tiver um apoio de cabeça, deve ser utilizado um tipo de cadeira auto que o tenha.
Lembre-se! Em qualquer caso, não há necessidade de ter pressa em deixar de os utilizar: os bancos elevatórios do grupo III são concebidos para utilização por crianças até aos 150 cm e são mais seguros.