Normalmente damos conselhos sobre a condução em cidade ou na estrada, em deslocações curtas ou viagens longas. No entanto, não é habitual falarmos de parques de estacionamento, especialmente quando são de uso comum, tais como os de centros comerciais ou outros. Mas a condução que fazemos nestes locais é de grande importância.
Muitos condutores aproveitam a pouca ou nenhuma vigilância que neles existe para circularem incorretamente e, em muitos casos, colocam em perigo outros condutores ou peões. É muito importante lembrar que estes espaços têm uma alta densidade de veículos e pessoas, o que aumenta o risco de acidentes.
Conduzir nos parques de estacionamento
A primeira coisa a ter em conta é que, na ausência de regras de trânsito, aplicam-se as regras gerais do Regulamento de Trânsito em termos de circulação:
- Direito de passagem;
- Iluminação;
- Sinalização.
Por outras palavras, se o estacionamento for subterrâneo:
- Devemos utilizar os piscas para indicar o sentido;
- Prestar atenção às setas ou outros sinais que regulam o sentido do trânsito;
- Respeitar sinais de PARE.
Os sinais podem estar indicados tanto horizontalmente na via como verticalmente nos sinais instalados nas laterais. Outra questão muito importante é a velocidade, que é sempre de 10 a 20 km/h, dependendo do estacionamento. É muito importante respeitá-la, pois quanto maior a velocidade, maior o perigo de colisão ou, pior, de ser atropelado.
Além disso, muitos parques de estacionamento contam com sinalização horizontal, tais como passadeiras de peões. Também estes devem ser respeitados, tanto por condutores e por peões, para que se atravesse em segurança e em áreas onde podemos ser visíveis.
Peões em parques de estacionamento
Também os peões devem respeitar a regras de trânsito. Assim, desloque-se em áreas marcadas para este fim e preste a mesma atenção aos seus filhos que presta quando estaciona na rua. Isto significa observar o sentido do trânsito e certificar-se de que se mantenham na área mais segura possível.
Dada a sua baixa estatura e a sua capacidade de correr, podem aparecer inesperadamente entre dois carros sem que um veículo que circula corretamente esteja consciente da sua presença. Leve-os pela mão para fora das áreas mais perigosas, e explique-lhes que não devem sair do seu lado ou de perto do veículo.