Informação adicional de Proteção de Dados – Fornecedores

210 739 283
Quem é o responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais?
- A informação e/ou dados pessoais que nos forneça, incluindo, eventualmente, os de saúde, serão incluídos num ficheiro cujo responsável é:
- Identidade: MAPFRE | SEGUROS (MAPFRE Seguros Gerais, S.A. NIPC 502 245 816 e MAPFRE Seguros de Vida, S.A. NIPC 509 056 253)
- Endereço postal: Rua Doutor António Loureiro Borges, 9 – Ed. Zenith – Miraflores, 1495-131 Algés
- Telefone: 21 073 92 83
- Correio eletrónico: protecaodedados@mapfre.pt
- Contacto do Encarregado de Proteção de Dados: DPO.Portugal@mapfre.com
Com que finalidade tratamos os seus dados pessoais?
- Gestão, desenvolvimento e cumprimento da relação contratual;
- Dispor de uma relação uniforme de fornecedores aos quais as distintas entidades do Grupo MAFPRE possam recorrer para solicitar os serviços e/ou bens que em cada caso necessitem.
Por quanto tempo conservaremos os seus dados pessoais?
Qual é a legitimidade para o tratamento dos seus dados?
Encontra-se obrigado a proporcionar-nos os seus dados pessoais para a Subscrição do contrato de prestação de serviços. Caso não o faça, a MAPFRE reserva-se no direito de não subscrever o contrato de prestação de serviços.
A que destinatários se comunicarão os seus dados?
Os dados pessoais que nos proporcionou poderão ser comunicados, para as finalidades indicadas no parágrafo “Com que finalidade tratamos os seus dados pessoais?”, a outras entidades seguradoras, resseguradoras, financeiras, imobiliárias, fundacionais ou de prestação de serviços relacionados com o seu campo de atividade, pertencentes ao Grupo MAPFRE (www.mapfre.com), filiais e participadas, Fundação MAPFRE, administrações públicas, e a outras pessoas singulares ou coletivas que, igualmente, desenvolvam qualquer das referidas atividades e com as quais as distintas entidades do Grupo MAPFRE concluam acordos de colaboração, inclusive uma vez extinta a relação contratual existente e sem necessidade de que seja comunicada cada primeira comunicação que se efetue aos referidos destinatários.
Do mesmo modo, qualquer entidade pertencente ao Grupo MAPFRE (www.mapfre.com), filiais e participadas, pode comunicar os dados pessoais a qualquer das supra mencionadas entidades, com a finalidade de manter uma gestão integral e centralizada da relação dos interessados com as distintas entidades do Grupo MAPFRE, e que os interessados possam beneficiar da possibilidade de acesso aos seus dados desde qualquer uma delas, respeitando em todo o caso a legislação aplicável sobre proteção de dados de caráter pessoal e sem necessidade de que aos interessados lhes seja comunicada cada primeira comunicação que se efetue. A comunicação dos dados entre entidades do Grupo MAPFRE resulta necessária para a manutenção da gestão integral e centralizada da sua relação com a MAPFRE, a aplicação de descontos de prémio e demais benefícios obtidos por tal circunstância e a gestão de programas de fidelização no caso de subscrição dos mesmos.
No âmbito das comunicações indicadas no parágrafo anterior, podem ocorrer transferências internacionais de dados para países terceiros. Essas transferências só serão efetuadas apenas quando forem necessárias para o cumprimento das finalidades indicadas, aplicando, conforme o caso, a garantia adequada para assegurar o cumprimento da regulamentação em máteria de Proteção de Dados.
Relativamente aos países em que exista uma decisão de adequação aprovada pela Comissão Europeia, essa decisão será a garantia. Na ausência de uma decisão de adequação, proceder-se-á com base na prestação de garantias adequadas, que podem ser (i) a assinatura de Cláusulas Contratuais Tipo de proteção de dados adotadas pela Comissão Europeia, ou (ii), no que diz respeito às transferências internacionais que se realizem entre entidades do Grupo MAPFRE, a transferência internacional poderá ser regulada de acordo com as disposições das Normas Corporativas Vinculantes (doravante, “BCR”) aprovadas no Grupo MAPFRE. Poderá aceder ao conteúdo das BCR, bem como consultar a lista de entidades do Grupo MAPFRE que estão vinculadas às BCR no seguinte link
Em qualquer caso, se for necessário efetuar uma transferência internacional para países que não disponham de uma decisão de adequação, e não seja possível recorrer aos mecanismos descritos no parágrafo anterior, a transferência internacional será efetuada de acordo com o regime de exceções para situações específicas previstas no Regulamento Geral de Proteção de Dados.
Quais os seus direitos quando nos fornece os seus dados?
Nos termos e de acordo com o disposto na legislação em vigor, qualquer pessoa tem o direito de:
- confirmar se na MAPFRE | SEGUROS estamos a tratar dados pessoais que lhe digam respeito ou não, aceder aos mesmos e à informação relacionada com o respetivo tratamento.
- solicitar a retificação dos dados incorretos.
- solicitar a supressão dos dados caso, entre outras razões, já não sejam necessários para os fins para os quais foram recolhidos, caso em que a MAPFRE | SEGUROS deixará de tratar os dados salvo para o exercício ou a defesa de eventuais reclamações.
- solicitar a limitação do tratamento dos seus dados, caso em que somente poderão ser tratados com o seu consentimento, exceto a respetiva conservação e utilização para o exercício ou a defesa de reclamações ou com vista à proteção dos direitos de outra pessoa singular ou coletiva ou por razões de interesse público importante da União Europeia ou de um determinado Estado-membro.
- opor-se ao tratamento dos seus dados, caso em que, a MAPFRE | SEGUROS deixará de tratar os dados salvo para a defesa de eventuais reclamações.
- receber num formato estruturado, de uso corrente e leitura automática os dados pessoais que lhe digam respeito e que tenha fornecido à MAPFRE | SEGUROS, ou solicitar à MAPFRE | SEGUROS que os transmita diretamente a outro responsável desde que tal seja tecnicamente possível.
- retirar o consentimento concedido, eventualmente, para a finalidade incluída no ponto “Com que finalidade tratamos os seus dados pessoais?”, sem que tal afete a licitude do tratamento baseado no consentimento prévio à sua retirada.
O titular dos dados pode apresentar uma reclamação junto da Comissão Nacional de Proteção de Dados, nomeadamente quando considere que não obteve satisfação no exercício dos seus direitos, através da página web disponibilizada para o efeito pela Autoridade de Controlo em questão.