Com três simples estratégias motive os seus filhos, sobrinhos ou netos, a adquirirem hábitos de leitura desde cedo. Leia-lhes contos e acrescente pontos na sua educação, na capacidade de tomar decisões e de exercer uma cidadania activa.
Conheça, alguns dos truques e os tipos de livros mais adequados a cada idade.
Dos 6 aos 12 meses
Estratégias para Ler/Apoiar
- Sente a criança confortavelmente, mostre-lhe o livro, aponte as imagens, dizendo e repetindo o nome de cada coisa, para ajudar a criança a ligar o som ao significado das palavras.
- Ajude a virar as páginas e esteja atento às reações: pare quando a criança estiver cansada.
- Brinque e interaja, demonstrando que compreende o que ela quer fazer.
Tipo de Livros
- Coloridos, com fotografias de crianças ou imagens grandes e nítidas de objetos familiares;
- De materiais resistentes, laváveis e páginas fáceis de virar.
- Interativos, com texturas para a criança poder explorar.
Dos 12 aos 24 meses
Estratégias para Ler/Apoiar
- Disponibilize-se para ler, sempre que solicitado, e crie rotinas de leitura;
- Durante a leitura, converse sobre as imagens e as cenas, lendo e relendo as palavras do livro ou perguntando “o que é isto?”. Dê tempo à criança para responder e agir. Relacione os livros com as experiências da criança;
- Ajude a virar as páginas, mas deixe ser a criança a controlar o livro e respeite o seu ritmo de leitura.
Tipo de Livros
- Coloridos, com imagens ou fotografias de crianças, brinquedos e objetos em situações familiares, como por exemplo, dormir, comer, ou brincar;;
- De materiais resistentes, laváveis e páginas fáceis de virar.
Dos 2 aos 3 anos
Estratégias para Ler/Apoiar
- Manter as rotinas de leitura diárias, nomeadamente, antes de deitar;
- Disponibilize-se para ler repetidamente a mesma história, não esquecendo de ir fazendo perguntas e de relacionar os livros com as experiências das crianças;
- De à criança papéis, lápis e canetas, incentivando-a a desenhar e a imitar o ato da escrita.
Tipo de Livros
- Coloridos, com páginas de cartão ou de papel;
- Com histórias e figuras cómicas, rimas, canções, textos fáceis de memorizar, com palavras associadas a imagens.
- Sobre crianças e famílias, fazer amigos, com animais, alimentos, camiões, carros, comboios e barcos.
Dos 3 aos 5 anos
Estratégias para Ler/Apoiar
- Continue com as leituras favoritas, introduzindo novos livros, como surpresas agradáveis;
- Leia e releia ao ritmo do interesse, mas leve a criança a participar, perguntando-lhe “o que aconteceu” ou deixando-a contar a história;
- Converse sobre os livros, compare as imagens de dois livros que representem o mesmo objeto fale sobre as diferenças.
Tipo de Livros
- De histórias com crianças com realidades semelhantes e com estilos de vida distintos;
- Sobre ir à escola, fazer amigos, que ensinam a contar, o alfabeto ou de vocabulário;
- Com textos que estimulem a memorização.
A partir dos 6 anos
Estratégias para Ler/Apoiar
- Leia alto diariamente e apoie na decifração, deixe que a criança descubra e leia sozinha frases que já conhece;
- Encoraje a leitura, ouvindo a criança ler e felicitando-a pelos progressos;
- Invente jogos de descoberta de letras, sílabas, palavras e frases.
Tipo de Livros
- Livros com imagens coloridas, muito variados, com pouco texto para a criança ler sozinha e treinar a decifração;
- Histórias alusivas à época do ano, Natal, estações do ano, a escola, as férias;
- Com textos que mais longos, que permitam ouvir e ler, descobrindo sílabas, palavras e frases; histórias familiares, contos tradicionais, histórias de animais.
Fonte: “Em Família: Atitudes e a leitura”, in LER + PLANO NACIONAL DE LEITURA [em linha], 2010, http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/lermaisemfamilia/ [consultado em 25.01.2010]