No mês em que se assinala o Dia Mundial da Poupança, pensámos em si, dando-lhe a conhecer os principais fatores a ter em conta na seleção do Plano de Poupança Reforma (PPR): uma excelente forma de preparar o seu futuro e de, simultaneamente, beneficiar de deduções no IRS.
São apenas 4 os factos essenciais que necessita de saber, para selecionar o seu PPR ideal.
Tipo de Plano
- seguros: normalmente com garantia de capital e garantia de rendimento mínimo (quase sempre presentes), oferecem ao cliente uma participação nos resultados. De acordo com a APS – Associação Portuguesa de Seguradores – esta participação existe frequentemente e não tem paralelo noutros produtos financeiros. Acompanham as taxas de juros de referência do mercado. Note-se, porém, que os PPR com garantia de capital cobram, em geral, comissões mais elevadas.
- fundos (de pensões ou investimentos): com comissões de gestão geralmente mais baixas, nunca garantem um capital mínimo. O capital pode ou não ser investido no mercado acionista, sendo que os que investem em ações têm maior risco associado.
Idade
- menos de 40 anos: opte por um investimento com maior liquidez: um fundo misto, de ações e obrigações.
- maiores de 40 anos: aplique até ao montante em (?) que se confira a dedução fiscal máxima.
- entre 40 e 50 anos: se ainda lhe faltam entre 10 a 20 anos para alcançar a reforma, é preferível investir num PPR, sob a forma de fundos de ações. O potencial de valorização é bastante maior e o prazo alargado reduz o risco.
- mais de 50 anos: arrisque menos e opte por um Plano sob a forma de seguros, com garantia de capital.
Condições para levantar o dinheiro
Só após a reforma ou a partir de uma certa idade, excetuando-se os seguintes casos.
desemprego prolongado;
doença grave;
incapacidade para o trabalho.
Benefícios Fiscais
- Idade do Tomador: menos de 35 anos
Benefício Fiscal Máximo Anual: 400 Euros
Entrega: 2.000 Euros - Idade do Tomador: de 35 a 50 anos
Benefício Fiscal Máximo Anual: 350 Euros
Entrega: 1.750 Euros - Idade do Tomador: mais de 50 anos
Benefício Fiscal Máximo Anual: 300 Euros
Entrega: 1.500 Euros
Fonte: Sete dicas para poupar 3.300 euros no IRS”, in Diário Económico [em linha], 2009, http://economico.sapo.pt/noticias/sete-dicas-para-poupar-3300-euros-no-irs_72579.html [consultado em 26.10.2009];””PPR: planear a reforma”, in DECO PROTESTE [em linha], 2007, http://www.deco.proteste.pt/poupanca-e-investimento/ppr-planear-a-reforma-s507341.htm [consultado em 26.10.2009];”Rendibilidade dos Seguros de Vida PPR é positiva”, in Associação Portuguesa de Seguradores [em linha], 2009, http://www.apseguradores.pt/Site/Content.jsf?ContentId=1323 [consultado em 26.10.2009].