A relação entre o conflito na Europa e o investimento, por Célia Pereira
As oscilações das últimas semanas nas bolsas não são mera coincidência. Além da incerteza sobre o crescimento e a inflação, foi adicionado outro fator: a tensão geopolítica atual.
INCERTEZA é, desde final do ano, a palavra de ordem. E vai continuar. Como já foi, e bem, antecipado pela equipa de profissionais especialistas de mercados financeiros da MAPFRE Asset Management.
Devem os clientes MAPFRE estar preocupados com o seu investimento?
Os investidores não profissionais, os pequenos aforradores menos experientes, devem preocupar-se com o impacto de mudanças como o Brexit ou este conflito na Ucrânia, por exemplo, na composição das suas carteiras?
Entendemos que não, mas sim delegar a gestão dos seus investimentos, a um gestor profissional. Não obstante, o cliente MAPFRE tem a possibilidade de alterar de fundo perante circunstâncias pessoais que o afetem diretamente. Ainda assim, e em plena tempestade, entendemos que é melhor evitar as oscilações diárias dos mercados e alhearmo-nos do ruído.
Tanto mais que, desde há algumas semanas, os nossos fundos não têm investimento no mercado de países emergentes europeus, que classificamos como os países do Leste Europeu (incluindo Rússia e Ucrânia).
Ao nível de posicionamento de risco do capital, todos os fundos estão há várias semanas numa posição cautelosa (entre 3 e 5% abaixo do seu nível neutro, a fecho ao dia de ontem). Devido não só ao desenvolvimento do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, mas também devido à dinâmica da inflação e das taxas de juros associadas. Acreditamos também que estas situações podem piorar antes de melhorar.
Geograficamente, estamos a posicionar-nos mais favoravelmente nos EUA e na Ásia. Mais uma vez, não só devido ao conflito armado onde a Europa é a principal vítima, se não também mais, numa perspetiva de longo prazo. Acreditamos que este posicionamento é o melhor do ponto de vista da rentabilidade, como também do ponto de vista da gestão dos riscos.
Investir por princípio e convencer por rentabilidade – estes são os alicerces da MAPFRE AM que, há mais de 30 anos e com investimentos em mais de 25 países, conta com profissionais e especialistas que procuram sempre as melhores soluções para os clientes MAPFRE.
(Texto da autoria de Célia Pereira, diretora de Desenvolvimento Negócio Vida)