A tabuleta “Cuidado com o cão” é só uma das inúmeras e simples medidas de proteção que pode adotar, para viver em segurança na sua casa.
Com o bom tempo a convidar as saídas ao ar livre, saiba como proteger o seu lar durante a sua ausência. Há várias precauções que pode tomar ao nível das características da construção, elementos dissuasores, no relacionamento com os outros e em caso de ausência prolongada
Características da Construção
É fundamental que a sua casa ofereça grande resistência à entrada de intrusos, tenha, por isso, atenção aos seguintes detalhes:
- Portas e janelas: deverão ser estruturas sólidas, com as dobradiças bem cravadas e invisíveis para o exterior e os caixilhos bem fixados na parede.
- Fechaduras: instale as de várias entradas nas portas e as janelas de fácil acesso;
- Rampas e escadas de acesso: caso habite numa moradia, as rampas e escadas de acesso deverão estar limitadas por uma cancela.
- Aparelhos de ar condicionado: fixe-os solidamente, pois quando retirados possibilitam a entrada na casa.
Elementos Dissuasores
Outra forma de oferecer resistência é evidenciar a proteção da sua casa de forma a desencorajar o assaltante:
- Tabuleta “Cuidado com o cão!” e a indicação da existência de um sistema de alarme, em locais bem visíveis.
Durante a sua Ausência
Prepare a sua ausência de casa, com pequenos detalhes que fazem toda a diferença:
- “Vou de férias!”: não anuncie a estranhos que vai de férias. Com o fenómeno das redes sociais, seja cauteloso a este respeito em particular se a sua habitação for facilmente identificável através de fotografias ou outras informações que tenha divulgado.
- No entanto, avise os seus vizinhos, com quem tem maior confiança, que irá estar fora, pois desta forma facilmente se aperceberão de qualquer situação anómala.
- Aparência de atividade em casa: luzes acesas, persianas e cortinados abertos durante o dia, roupa estendida, não deixar correio acumulado na caixa;
- Objetos de valor: guarde-os em lugar seguro e catalogue-os, anotando os seus números de série, sempre que possível. Não guarde a listagem em casa ou junto dos objetos identificados.
- Serviço de Vigilância da PSP: nos meses de Julho, Agosto e Setembro, se o assim solicitar, a Polícia de Segurança Pública, assegurará no quadro das suas missões habituais de patrulha, passagens frequentes ao seu domicílio durante a sua ausência.
Visitas Não Solicitadas
Inúmeras vezes somos abordados, no nosso lar, por desconhecidos cujas reais intenções não conhecemos. Acautele-se de eventuais perigos com duas simples regras:
- Antes de abrir a porta, pergunte quem é e qual o motivo da visita. Se tiver dúvidas, telefone à entidade em questão para esclarecer;
- Solicite sempre a identificação do visitante e, se possível, anote os dados. Os uniformes, só por si, não dão garantia de legitimidade.
Fonte: “Casa”, in Portal da Segurança [em linha], 2010, http://www.portalseguranca.gov.pt/index.php?option=com_content&view=section&layout=categoryblog&id=11&Itemid=34 [consultado em 31.05.2010]