Perante o leque de opções que encontramos atualmente, é natural que nos perguntemos como escolher o melhor automóvel para mim. De facto, saber como escolher o melhor carro pode oferecer alguma complexidade. Perceba os fatores a avaliar com as nossas 6 dicas úteis.
Existem muitos fatores a considerar no momento de escolher um carro e que passam por diferentes níveis de avaliação, sem descurar o papel do design, do gosto pessoal, da segurança e, claro, da questão financeira.
Saber como escolher o carro certo pode ser algo desafiante, principalmente se houver limitações orçamentais ou necessidades particulares a cumprir.
Se algumas escolhas, como a do Seguro automóvel MAPFRE já não deixam dúvidas, a escolha da viatura a ser assegurada pode oferecer maior complexidade e, por isso, conhecer os pormenores a ter em consideração no momento da escolha pode ser vantajoso para garantir que opta por um carro do seu agrado e que cumpra todos os requisitos fundamentais para se adaptar a si, às suas rotinas e ao seu orçamento.
Venha saber como escolher um automóvel com as nossas dicas.
Dica 1. Avalie os preços e o seu orçamento
O desejo da maior parte das pessoas, quando pensa sobre que automóvel escolher, recai sobre os mais modernos e apetrechados com tecnologia de ponta. Ainda assim, o facto é que nem todos temos o orçamento para incluir este tipo de veículo na nossa lista de opções.
Avaliar os preços de mercado e a relação qualidade-preço dos carros é fundamental, assim como avaliar, de forma honesta, a viabilidade financeira da compra, para não sobrecarregar as suas despesas com o pagamento de uma mensalidade superior à que pode pagar.
No caso de os seus rendimentos mensais serem insuficientes para o carro dos seus sonhos, poderá sempre explorar o mundo dos carros usados e seminovos, garantindo que se tratam de veículos certificados
Dica 2. Considere o que verdadeiramente precisa
As necessidades de quem compra um carro não são sempre as mesmas e são totalmente definidoras do tipo de automóvel que deve adquirir.
Por exemplo, ainda que goste muito de automóveis 4×4, a sua compra poderá não fazer sentido caso apenas circule em cidade,
Considerar o uso efetivo que dará ao carro, quais as estradas onde este será utilizado e qual o espaço que necessita, nomeadamente sobre o número de lugares e o tamanho da bagageira, é fundamental para garantir que adquire um veículo adaptado ao seu perfil e às suas necessidades.
Dica 3. Avalie o mercado e recolha todas as informações
Perceber qual a oferta no mercado, tanto ao nível de carros novos, como seminovos e usados poderá ajudar a que saiba qual o carro mais adequado para si neste momento da sua vida.
Se não perceber muito sobre os automóveis e as suas especificidades, poderá ser bom fazer-se acompanhar de uma pessoa em quem confie e que tenha estas competências.
Dica 4. Não deixe de fazer um test drive
Por muito que lhe pareça que um automóvel é a opção ideal, não tome qualquer decisão antes de o conduzir.
Perceber como se sente ao volante é fundamental para garantir que faz uma boa escolha e ajuda-o a testar o carro, nomeadamente quanto à sua resposta e potência.
Procure fazer este teste, recriando as condições da sua condução diária, para perceber como o veículo age nos ambientes e cenários mais comuns.
Caixa de velocidades, conforto, travagem e outros fatores poderão ser, neste momento, avaliados.
Dica 5. Seja ponderado
Não tome nenhuma decisão apressada. Um carro é uma compra importante e que merece alguns dias de reflexão.
Tenha algumas opções em mente e pense bem sobre elas antes de tomar uma decisão.
Acima de tudo, desconfie sempre de vendedores que querem apressar a venda, já que podem existir elementos ocultos neste tipo de atitude.
Dica 6: Tenha em mente questões ambientais
Ter em mente o meio ambiente pode ser muito importante quando pondera sobre que automóvel escolher.
Os carros menos poluentes, incluindo híbridos ou elétricos, podem ser mais dispendiosos no imediato, mas trazem vantagens a longo prazo, quer para o ambiente como para si.
Neste momento, as políticas internacionais estão a tomar medidas de combate à poluição que acabam por se manifestar nos impostos e no preço dos combustíveis, encarecendo o uso geral do carro e as despesas associadas.
Além disso, várias notas nos dão conta de que a tendência é para que os carros a combustível – primeiro a Gasóleo e, mais tarde, a Gasolina – venham a ser totalmente retirados do mercado. Tenha isto em mente no momento de comprar o seu carro.