Existem vários sinais de trânsito ao longo das várias estradas nacionais e, em algum momento, já deve ter questionado o que significam os sinais de trânsito com os quais se cruza. Venha descobrir!
Um dos maiores objetivos de qualquer condutor é garantir, que no seu trajeto, se mantém em segurança.
Para garantir a sua proteção na estrada não basta ter um bom seguro, ainda que um seguro de qualidade, como o Seguro carro MAPFRE, possa efetivamente ajudá-lo a sentir-se mais protegido.
De qualquer forma, para garantir que a condução se adequa às normas e assume uma postura defensiva, o conhecimento do código da estrada é fundamental e, aqui, inclui-se um conhecimento aprofundado sobre os muitos sinais que vai encontrando ao longo do percurso.
De facto, dada a quantidade de sinais que existem, pode ser difícil conhecê-los a todos ou saber, em efetivo, o que cada um deles significa.
Ainda assim, algumas estratégias, como saber globalmente as cores e formas destes sinais, pode ajudar a sentir-se mais confiante no seu encontro com este tipo de sinalização.
Neste artigo, iremos refletir sobre o significado dos sinais de trânsito. Venha conhecer melhor este tipo de sinalização, o seu propósito e os traços identificativos aos quais deve manter-se atento.
Para que servem os sinais de trânsito?
Os sinais de trânsito são estruturas com formas e cores distintas, colocadas ao longo das estradas. O seu objetivo fundamental é garantir que os condutores e peões adquirem toda a informação necessária para que possam seguir os seus trajetos em segurança.
Estão associados a informações pertinentes, proibições ou indicações de prioridade e cedência, sendo fundamentais para que se saiba como agir em determinados pontos específicos do trajeto.
Sinais de trânsito e seus significados
Existe um vasto leque de sinais de trânsito e, como deve imaginar, cada um deles tem um significado próprio e distinto dos demais, o que cria uma obrigação para os condutores de se familiarizarem com, literalmente, centenas de símbolos.
Ainda que seja importante (re)conhecer todos os sinais com os quais pode cruzar-se, saber alguns traços fundamentais sobre eles pode, desde logo, dar-lhe as indicações fundamentais sobre a melhor forma de agir durante a condução.
A cor é um bom indicador, assim como a forma do sinal. Abaixo, daremos alguns exemplos fundamentais.
Sinais de trânsito azuis
Os sinais de trânsito azuis quadrados ou retangulares são, fundamentalmente, sinais informativos. Estes sinais de indicação podem ser sinais de trânsito de estacionamento, indicar a proximidade de uma passadeira, de uma área de serviço ou de um hospital, entre outros.
Outros sinais azuis, usualmente redondos, dão uma indicação de obrigação, como acontece no sinal indicador de rotunda, direção obrigatória ou ciclovia.
Sinais de trânsito amarelos
Os sinais amarelos correspondem, salvo raras exceções, a uma sinalização temporária, muitas vezes associada a obras na via.
Este tipo de sinal tem exatamente o mesmo significado dos sinais idênticos, nas suas tonalidades originais, indicando no entanto que aquele aviso, obrigação ou proibição é temporário.
Existem também alguns sinais amarelos relacionados com a cedência de passagem, que se destacam pelo formato de losango.
Sinais de trânsito perigo
Os sinais de perigo são usualmente sinais de trânsito triangulares, na sua maioria com rebordo vermelho e fundo branco.
Ainda que os sinais de trânsito de passadeira também possam ser de mero aviso (quadrados e azuis), é frequente que exista o aviso de proximidade de passadeira com um sinal de perigo.
Curvas apertadas, proximidade de escolas, queda de pedras, gelo ou outros perigos fazem parte das notificações deixadas por este tipo de sinal de trânsito.
Sinais de trânsito prioridade
A indicação de prioridade é também feita com sinalização vertical, sendo comum que encontramos este tipo de sinalização com formatos e cores distintas.
Os sinais de stop são um exemplo único, de cor vermelha e em formato hexagonal. Mas encontramos também a cedência de passagem (triângulo invertido), os sinais em forma de losango de via com prioridade, sinais indicativos como a prioridade numa via estreita ou sinais de perigo, como a aproximação de locais sem prioridade.
Sinais de trânsito proibição
Os sinais de proibição destacam-se por serem redondos e apresentarem uma tonalidade vermelha e branca.
Além do sinal de trânsito proibido, vermelho com uma barra branca ou com um rebordo vermelho e centro branco; podemos encontrar proibições diversas, que incluem neste último uma imagem auto-explicativa da proibição. Assim, por exemplo, poderá ler-se neste sinal a proibição do trânsito a automóveis pesados, a peões, a veículos agrícolas, a veículos com pesos específicos ou a proibição de ultrapassar, entre outras.