Provavelmente já ouviu falar do sistema ASR no seu carro, mas talvez não saiba o que isto significa. Venha saber, em concreto, o que é ASR.
Ao longo dos anos, a indústria automóvel tem desenvolvido novos métodos e alternativas para garantir que os carros se tornam mais confortáveis, seguros, bonitos e ecológicos. Neste processo, muitos sistemas têm sido implementados e muitas novidades têm surgido no mercado.
No que respeita à segurança, além de ser importante investir num bom seguro automóvel, como o Seguro Automóvel MAPFRE, é também importante conhecer alguns dos sistemas integrados nos veículos, as suas caraterísticas e a sua importância efetiva para que tanto o carro como o seu condutor tenham uma experiência de condução mais segura.
Entre os vários sistemas de segurança integrados em automóveis, um dos mais populares é o sistema de controlo de tração, mais conhecido pela sua sigla A-S-R.
Este tipo de sistema era mais comum, até há alguns anos, em carros de luxo. Ainda assim, com o avanço da tecnologia, este foi um sistema com tendência para se vulgarizar, sendo que muitos veículos de preço médio já contam com este sistema de tração, tornando-se muito mais seguros na estrada.
Se a segurança é uma das suas prioridades na escolha de um veículo, mas não sabe concretamente o que esperar deste sistema de controlo de tração, encontrou o artigo certo para conhecer a sua importância.
O que é ASR controle de tração?
ASR automóveis são aqueles que têm um sistema de segurança electro-hidráulico, destinado a prevenir eventuais derrapagens.
Muito comum em automóveis das marcas Peugeot, Renault, Audi, Fiat ou Volkswagen, entre outros, este sistema aumenta a tração, assegurando uma maior segurança, principalmente em pisos molhados ou com gelo.
Este sistema permite que manuseie o seu carro com maior segurança em todos os momentos, facilitando as subidas e ajudando na monitorização da velocidade de rotação das rodas através de dados fornecidos pelos sensores do ABS.
Quando a informação obtida indica que a roda possa estar a derrapar, o sistema aplica uma percentagem de força de travagem nessa roda através de válvulas e bombas que contribuem para reajustar a pressão dos circuitos de travagem e os regulam.
Saber o que significa ASR pode ser útil, caso necessite, em algum momento de desligar este sistema. Por exemplo, na condução na neve, a limitação da velocidade poderá não ser indicada, havendo quem prefira desligar esta funcionalidade na consola central.
Para que serve o botão ASR
O sistema de Anti Slip-Regulation, também conhecido como sistema de controlo de tração ou sistema antipatinagem serve para aumentar a segurança da condução e motivar um melhor aderência ao piso.
Fundamentalmente, este botão serve para garantir que, no momento do arranque ou perante a aceleração em pisos mais escorregadios, a condução se torne mais segura, sem derrapagens. Ao mesmo tempo, este sistema ajuda a evitar o desgaste dos pneus do veículo.
Como funciona este processo?
A forma como o sistema funciona pode ser feita, como já mencionámos, por aplicação do freio a uma das rodas motrizes ou através de uma ação na central eletrónica do motor. No primeiro caso, o sistema terá detetado que uma das rodas poderá ter perdido aderência à estrada, enquanto que, no segundo, o mais provável é que duas ou mais rodas tenham um potencial de derrapagem.
Em qualquer uma destas situações, é promovida a travagem nas rodas motrizes onde foi detetado o risco, fazendo com que a tração seja regulada e evitando-se, assim, que o carro patine e um acidente venha a ocorrer.
Quando se deve desligar esta funcionalidade?
Se o papel do sistema Anti Slip-Regulation é evitar acidentes, provavelmente está a questiona-se sobre a razão pela qual pode desligar o ASR.
De facto, em situações particulares, pode e até deve fazer isto. Um exemplo disso é a condução em pisos de baixa aderência, como na neve fresca, lama ou terra, já que a proteção oferecida pelo sistema pode impedir que o veículo saia do seu lugar.
Ainda que assim seja, algumas ideias erradas – como a de que este sistema aumenta o gasto de combustível – é responsável por que muitas pessoas desliguem o sistema sem necessidade, reduzindo a segurança da condução. Esta é a razão que tem levado muitos fabricantes a retirar o botão de desativação. Atualmente, o botão para desligar o controlo de tração é mais comum em veículos desportivos.
Agora que já sabe o que é o sistema de Anti Slip-Regulation e qual a finalidade deste botão no seu automóvel, compreende o caminho que a indústria tem trilhado, no sentido de garantir a sua segurança. O que acha deste sistema? O seu carro tem este botão integrado? Conte-nos a sua experiência pessoal.