Os gases de escape prejudicam gravemente a atmosfera. Mas como nem sempre é possível prescindir do automóvel recordamos-lhe algumas regras para uma condução ambientalmente responsável, mesmo que não tenha um veículo híbrido ou elétrico.
- Condução suave: evite acelerar e travar bruscamente. Uma condução agressiva pode aumentar o consumo de mais de um terço.
- Afinação do motor: um motor bem afinado promove até 4% da economia de combustível. Siga as instruções da fábrica, quanto às revisões.
- Mantenha os pneus com a pressão correta: são mais seguros, duram mais e poupam até 3% de combustível.
- Circule sem peso desnecessário: por cada 45 kgs a mais, a eficiência do combustível pode cair 2%. Evite transportar carga supérflua.
- Retire as grades/barras/porta-bagagens do tejadilho se não vai usá-las: prejudicam a aerodinâmica e reduzem até 5% da eficiência de combustível.
- Utilize um óleo de motor apropriado: pode melhorar 1% a 2% o consumo de combustível.
- Use sempre a mudança apropriada: mude para uma mudança superior logo que possível, para baixar a rotação do motor. As caixas automáticas sobem as mudanças de forma mais rápida e suave, se desacelerar ligeiramente logo que o carro ganhar balanço.
- Desligue o motor se estiver parado em fila: não se esqueça que um carro ao ralenti também consome, logo polui.
- Evite velocidades elevadas: quanto maior a velocidade, maior a resistência ao ar e maior o consumo. Um carro a 110 km/h gasta até 25% mais do que a 90 km/h. A velocidade constante mais económica é de 60 km/h.
- Utilize o ar condicionado de forma moderada: esforça o motor e consome cerca de 5% mais combustível. Mas note que circular com as janelas abertas e alta velocidade prejudica a aerodinâmica e aumenta o consumo tanto ou mais.
- Verifique o filtro de ar: um filtro sujo gasta até 10% mais. Mude-o com maior frequência se conduzir em locais com muita poeira.
- Evite horas de ponta e escolha percursos alternativos: poupa em combustível e os seus nervos também…
- Aproveite a inércia do veículo: acelere um pouco antes de uma subida e ganhe balanço para levar o carro até ao cimo sem precisar de baixar a mudança.
- Evite o ponto de embraiagem nas subidas: segurar o carro assim, quando está parado (ou acelerar se for automático), gasta mais combustível. Use o ponto morto e o travão de mão.
Fonte: “Driving Tips”, in Greenfleet [em linha], 2009, http://www.greenfleet.com.au/ [consultado em 25-09-2009].
Saiba mais sobre as coberturas dos nossos seguros de automóvel.