O catalisador é uma peça fundamental para garantir o bom desempenho do seu automóvel e, por isso, deve estar atento a quaisquer sintomas de avaria. Venha descobrir como saber se o catalisador está avariado.
Quando se tem um automóvel, existe sempre espaço para que algo de menos desejável aconteça, de forma imprevista. No que respeita a qualquer defeito ou avaria, assim como a acidentes provocados por terceiros ou por circunstâncias de ordem ambiental, o ideal é sempre ter um bom seguro automóvel, como o seguros MAPFRE auto, para o assegurar e garantir a melhor resolução dos problemas.
Ainda que ter um bom seguro seja o primeiro passo, sendo uma das primeiras coisas a fazer depois de adquirir o seu automóvel, uma condução defensiva, os cuidados de manutenção regulares e o conhecimento sobre os sintomas de eventuais problemas com componentes automóveis pode ser muito útil para salvaguardar o bom funcionamento do carro.
O catalisador automóvel é uma das pelas fundamentais dos veículos e, por isso, estar atento a sinais que possam indicar defeitos nesta peça é fundamental.
Venha saber o que é um catalisador de automóvel, qual a sua função e como se manifestam eventuais avarias nesta peça do seu carro.
O que é e para que serve o catalisador no automóvel?
O catalisador é uma das muitas peças que compõe o seu automóvel e cuja avaria pode afetar significativamente o desempenho da viatura. Infelizmente, é também uma das peças automóveis com maior tendência para apresentar danos, estando sujeita, inclusivamente, a danos externos. Visualmente, esta assemelha-se a uma colmeia de metal ou cerâmica.
O catalisador é a peça que converte as matérias tóxicas, permitindo que se tornem inofensivas e possam ser devidamente libertadas, pelo tubo de escape, para a atmosfera. Neste processo, o catalisador transforma gases poluentes (incluindo CO, NOx ou CxHy) em substâncias mais seguras para libertar pelo escape (tais como CO2, H20 ou N2).
Desta forma, podemos considerar que o catalisador funciona como um sistema antipoluição.
Sintomas que o catalisador está avariado
O entupimento ou outro dano no catalisador irá afetar amplamente o desempenho de uma viatura. Ainda assim, justamente pela sua funcionalidade, este tipo de peça tende a ter uma vida útil bastante curta, durando, em média 80 mil quilómetros.
O desgaste desta peça pode ter várias motivações, sendo mais provável quando a condução é mais agressiva, sendo que esta aumenta os riscos de uma avaria no catalisador.
Os sinais de catalisador avariado podem ser diversos, sendo que deve estar particularmente atento aos seguintes:
- Ao acelerar, o veículo não responde ou tem um tempo de resposta mais longo, denunciando perda de potência.
- O consumo do automóvel aumenta.
- A pressão no escape faz com que o motor do automóvel pare ao final de alguns minutos de utilização.
- Ouve disparos no motor do carro.
- Nota alterações nos ruídos emitidos pelo escape.
- A luz da injeção acende no painel de instrumentos do carro.
Quando existe um dano no catalisador pode acontecer que note todos estes sintomas ou somente alguns deles. Em todo o caso, é importante que se mantenha atento a esta situação, para garantir a segurança das suas viagens e para evitar que danos mais severos sejam causados no sistema automóvel.
O que fazer quando perante uma avaria no catalisador?
Tal como acontece com a identificação de outras peças automóveis, sendo identificada a avaria no catalisador do carro, a melhor ação que o condutor pode ter será levar, de imediato, o veículo até um mecânico especializado, para que este confirme o seu diagnóstico e o ajude a solucionar o problema.
Um especialista irá, provavelmente, abrir e desmontar esta peça, percebendo se esta está entupida ou se houve derretimento do material cerâmico que a compõe. No caso de esta segunda situação se manifestar, será efetuada a troca da componente automóvel, para que o carro retome o seu normal funcionamento. Em casos menos severos, a peça poderá ser simplesmente desobstruída.
Como prevenir a avaria?
Se considera que prevenir é melhor do que reparar, existem algumas dicas que pode seguir para garantir a manutenção do catalisador do seu carro.
Para começar, procure fazer a revisão preventiva do veículo regularmente, para garantir que todos os sistemas do automóvel estão em pleno funcionamento.
Procure ainda evitar o uso de gasolina com chumbo, já que o chumbo pode contribuir para avariar esta e outras componentes mecânicas. Tenha ainda atenção ao filtro do combustível e do óleo, já que a sua substituição regular pode ser útil para salvaguardar o sistema de injeção e aumentar a durabilidade do catalisador e das demais componentes do motor.