Os vidros do carro embaçados podem surgir com o tempo ou até com uma limpeza mal feita. Além de baços, em algumas alturas, a tendência para que embaciem por causa das diferenças térmicas pode também prejudicar a condução. Venha saber como limpar vidros de automóveis embaçados e conhecer alguns truques para desembaçar vidros automóveis.
Quando conduz, é importante que todos os parâmetros de segurança estejam devidamente cumpridos.
Numa primeira instância, isto implica que esteja salvaguardado contra os riscos externos e diretamente relacionados com a condução, razão pela qual é importante apostar num bom seguro, como o seguro de carro MAPFRE, para garantir que previne todos os eventuais problemas que possam surgir.
Outros cuidados, no entanto, serão igualmente fundamentais, tais como conhecer bem a sinalização das estradas, as luzes do seu carro ou promover a correta higienização dos vidros do veículo.
Saber como limpar os vidros dos carros embaçados nas situações em que o embaciamento lhe está a retirar a correta visibilidade é importantíssimo para garantir a sua segurança.
Venha descobrir a diferença entre embaçamento e embaciamento, descobrindo como resolver ambas as situações.
Como limpar vidros do carro embaçados?
Melhor do que pensar sobre o que usar para desembaçar o para-brisa será prevenir esta situação, com uma boa limpeza. Seguindo algumas dicas simples, poderá conseguir o resultado que tanto deseja.
Para começar, quando limpar os vidros, deve dar preferência a detergentes neutros e sem amónia, já que os produtos com este componente tendem a deixar os vidros baços, podendo até essa opacidade começar a surgir em momentos indesejados, como nas primeiras chuvas, durante a condução.
Evite panos com fibras ou que soltem poeira. O ideal é escolher os panos de microfibra ou de algodão, que ajudam a garantir um acabamento perfeito.
No momento de limpar o para-brisas verifique também as escovas, para que estas não acabem por sujar novamente o vidro e embaçá-lo.
Como evitar que o vidro embacie
Muitas pessoas confundem os vidros dos carros embaçados e embaciado. A primeira caraterística pode evitar-se com uma boa limpeza e é a situação em que o seu vidro fica baço.
A segunda situação é usualmente motivada pela humidade e as diferenças térmicas, criando-se uma película de condensação dentro ou fora do vidro do para-brisas.
Existem algumas estratégias que pode usar para tentar evitar o embaciamento, tais como:
1. Usar anti-embaciante na limpeza interior do vidro
Existem vários produtos anti-embaciantes à venda no mercado. Estes podem contribuir amplamente para evitar que os vidros embaciem, criando uma camada protetora.
Em alternativa, um hack menos conhecido é a aplicação de espuma de barbear. Esta substitui o líquido de anti-embaciante, devendo ser espalhada no vidro e retirada com um pano limpo.
2. Manter o carro arejado
Se tem uma garagem, deixar as janelas do carro abertas durante a noite pode ajudar, já que ajuda a regular as diferenças térmicas entre o interior e o exterior do veículo, evitando que os vidros embaciem.
Também pode optar por conduzir com um pouco do vidro aberto ou deixar as portas abertas durante algum tempo antes de arrancar.
3. Pré-aqueça o carro
O sistema de climatização automático já existe em muitos veículos e programá-lo para aquecer o habitáculo durante algum tempo antes da hora da condução pode ajudar a desembaciar o vidro do para-brisas, garantindo que pode levar o veículo em total segurança e com toda a visibilidade.
4. Ter sílica no carro
A sílica absorve a humidade e, por isso, ter este tipo de absorvente no carro pode ajudar a evitar vidros dos carros embaçados .
Uma forma muito simples de o fazer é encher um saco de pano com areia para gatos e mantê-lo no interior do carro (por exemplo, debaixo dos bancos da frente).
Como desembaçar os vidros do carro embaçados: ar quente ou frio?
Perante um para-brisa embaciado por dentro ou por fora, o desespero da parca visibilidade pode ser intenso.
Quando pensa como desembaciar o para-brisa, a melhor opção passa, sem dúvida, pelo ar condicionado, sendo que outra questão pode, então, levantar-se: ar quente ou ar frio?
Uma vez que o embaciamento é provocado pela condensação, tanto o ar quente como o ar frio do ar condicionado podem ser solução.
O desembaciamento com ar quente promoverá a evaporação das gotículas de água condensada nos vidros, devolvendo-lhe a transparência, mas sem remover a humidade do ar. Este método é rápido e eficaz, mas resulta apenas enquanto o ar quente estiver ligado.
Por outro lado, quando desembacia os vidros a frio, estará a arrefecer a região dos vidros, evitando o choque térmico com o exterior, o que, apesar de demorar mais tempo, também pode ajudar a evitar o embaciamento.