Menu principal
Menu principal

Simule o seu seguro

Animais Domésticos

Menu principal

Viagem e Lazer

Informações úteis

Menu principal

Home 5...5 Voluntariado 5 10 mitos na doação de sangue

10 mitos na doação de sangue

Vamos falar sobre doar sangue? Prometemos que não dói nada. E é um gesto tão simples, mas tão heroico, que pode salvar vidas.

 

Na MAPFRE queremos desmistificar e ajudar quem mais precisa. Porque uma dádiva de sangue pode ajudar a salvar até 3 vidas! E isto não é mito, mas uma realidade bem presente.

Então quais são os mitos criados à volta da doação de sangue? De certeza que já ouviste falar em alguns deles.

OS 10 MITOS MAIS COMUNS

MITO 1.
DÓI MUITO

Vamos ter que ser sinceros. Sabes o que é uma picada de um mosquito ou de uma melga? Agora imagina um mosquito ligeiramente maior. É só isso. Sentes alguma coisa, mas não dói nada. Por isso nada de gritos de terror!

MITO 2.
FAZ GANHAR/PERDER PESO

Se fosse assim, os centros de doação estariam cheios de pessoas a fazer dieta para o verão ou a tentar engordar sem ter que gastar dinheiro no McDonald’s. A verdade é que doar sangue não faz com que saias de lá mais gordo ou mais magro.

MITO 3.
PESSOAS COM TATUAGENS NÃO PODEM DOAR SANGUE

As tatuagens não impedem que does sangue. Só precisas de esperar 4 meses para doar sangue se tiveres feito uma tatuagem recente. Depois disso, à vontade.

MITO 4.
DEMORA MUITO TEMPO

Não te preocupes, não vais precisar de levar um saco-cama. O processo dura cerca de meia hora, o que é menos tempo do que demoras a ver um episódio de uma série da Netflix.

MITO 5. 
É PERIGOSO E PODE TRANSMITIR DOENÇAS

É mais provável ganhar o Euromilhões do que apanhar uma doença ao doar sangue. Todo o material usado é esterilizado e descartável. A segurança é tão alta que parece um filme de ficção científica.

MITO 6.
VEGETARIANOS E VEGANOS NÃO PODEM DOAR

Claro que podem. Só têm que ter a certeza que não têm anemia nem deficiência de ferro. Não há sangue azul e muito menos verde …

MITO 7.
É SÓ PARA PESSOAS JOVENS

A idade não manda. Se uma pessoa mais velha for saudável, então não há limites para ser um super herói da doação.

MITO 8.
TOMAR MEDICAMENTOS NÃO SE PODE DOAR

Depende do medicamento. Basta referires qual a medicação que estás a tomar ao profissional de saúde que te vai avaliar antes da dádiva, e só assim poderás saber.

MITO 9.

O TEU ADN VAI-SE ALTERAR

Repete lá isso outra vez? Talvez andes a ver muitos filmes de ficção científica (ou terror). A menos que penses que vais sair de lá com superpoderes, o teu ADN vai continuar igual.

MITO 10.
SÓ SE FAZEM DOAÇÕES QUANDO HÁ ACIDENTES

Os bancos de sangue precisam de doações constantes para todas as emergências do dia-a-dia, não só para acidentes. Pensa nisso como um seguro de vida em constante atualização.

Vês? Doar sangue é seguro, rápido e praticamente indolor. E o melhor de tudo? Estás a ajudar a salvar vidas! Então, que tal enfrentares esses mitos e tornares-te um herói real?

Calcule o seu seguro agora

Auto
Habitação
Vida
As bolsas de investigação dão 265.000€

As bolsas de investigação dão 265.000€

Chegou a nova convocatória para as Bolsas de Investigação “Ignacio H. de Larramendi”, que vai atribuir 265.000 euros no total a projetos de investigação relacionados com saúde, seguros e previdência social. Estas bolsas são direcionadas para investigadores ou equipas...

Saber mais
A ciência também é divertida

A ciência também é divertida

Em junho os Voluntários MAPFRE voltaram ao Pavilhão do Conhecimento, no Parque das Nações (Lisboa), com um grupo de 50 jovens da associação Novo Futuro. "A mente que se abre a uma ideia, jamais voltará ao seu tamanho original" Albert Einstein Aprender de forma...

Saber mais
Fundación MAPFRE continua a promover a segurança infantil

Fundación MAPFRE continua a promover a segurança infantil

A rua pertence às crianças. Este é o movimento promovido pela APSI para o Dia Nacional da Segurança Infantil. A Fundación MAPFRE é, mais uma vez, parceira principal deste dia que a APSI – Associação para a Promoção da Segurança Infantil realiza anualmente, a 23 de...

Saber mais