Em 2023, a MAPFRE empregou 1.090 pessoas com deficiência em 27 países, o que representa 3,9% do quadro de funcionários. Além disso, quase todos têm contrato efetivo de trabalho (97%) e horário a tempo inteiro (93%).
O compromisso da MAPFRE com a inclusão é, sem dúvida, um elemento-chave do Plano de Sustentabilidade 2024-2026. Por essa razão, inclui medidas para potenciar a inclusão e melhorar a qualidade de vida dos colaboradores e dos seus familiares.
Integração que faz a diferença
A MAPFRE utiliza uma metodologia própria para medir o impacto da integração sociolaboral no bem estar dos funcionários com deficiência. Em 2023, 112 colaboradores com deficiência com uma antiguidade inferior a 3 anos, de 10 países, participaram num inquérito. Por sua vez, os resultados destacaram melhorias no seu bem-estar físico, emocional, nas relações interpessoais e no seu desenvolvimento profissional.
Sensibilização e voluntariado
Em Espanha, a MAPFRE desenvolveu vários programas de integração para pessoas com deficiência. Um exemplo disso é o ‘Programa Familiares’, realizado através da Fundación KONECTA. Este projeto oferece orientação profissional para os familiares com deficiência dos funcionários da MAPFRE. Assim, pretende-se aumentar as suas possibilidades de inserção profissional. Desde o início, o programa já apoiou 103 pessoas.
Além disso, a MAPFRE também tem no acordo coletivo de trabalho um apoio económico para os funcionários com uma deficiência igual ou superior a 33%. Adicionalmente, tem também apoios económicos para os colaboradores que têm familiares com deficiência a seu cargo.
Em 2023, realizou várias ações de sensibilização. Um exemplo é o Programa Global de Deficiência `MirMiradas sem etiquetas’, no qual participaram 7.621 funcionários de todo o mundo. Por fim organizou ainda 224 atividades de voluntariado corporativo para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência.
Compromisso com a diversidade
A MAPFRE renovou, mais um ano, a sua adesão à Carta da Diversidade. Assim, reafirma o seu compromisso com os princípios de igualdade e inclusão no ambiente de trabalho.
Por outro lado, faz parte da Rede Mundial de Empresas e Deficiência da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Este grupo tem como objetivo contribuir para que as políticas e práticas de emprego nas empresas incluam as pessoas com deficiência em todo o mundo. Assim, aumenta a consciencialização sobre a relação positiva entre a inclusão da deficiência e o crescimento empresarial.