Reconhecimento do compromisso, solidariedade e generosidade
“Temos de agir para mudar o destino das pessoas mais vulneráveis”, Antonio Huertas, Presidente da MAPFRE
- Vencedores: Carlos Sainz (Lifetime Achievement Award); Corpo de Bombeiros da Câmara Municipal de Madrid (Melhor Projeto ou Iniciativa pelo seu Impacto Social) e Pilar González de Frutos (11.º Prémio Internacional de Seguros Julio Castelo Matrán);
- Cada vencedor recebe prémio de 30 mil euros;
- Mais de 1300 candidaturas de todo o mundo.
A Fundación MAPFRE entregou no dia 10 de outubro os Prémios Sociais 2023, galardão que é atribuído anualmente a pessoas ou entidades que tenham dedicado a sua vida ou trabalho a ajudar os outros, a melhorar sociedade em que vivemos com ações relevantes nos campos social, cultural e da saúde.
O evento foi presidido por Sua Majestade a Rainha Sofia e contou com a presença de Milagros Paniagua, Secretária-Geral de Objetivos e Políticas de Inclusão e Assistência Social; Vicente Guilarte, presidente do Conselho Geral da Magistratura Judicial; Antonio Huertas, presidente da Fundación MAPFRE; Cándido Conde-Pumpido, presidente do Tribunal Constitucional; Ignacio Baeza, primeiro vice-presidente da Fundación MAPFRE; Sua Alteza Real a Infanta Dona Elena, diretora de projetos da Fundación MAPFRE; Antonio Miguel-Romero, segundo vice-presidente da Fundación MAPFRE, entre outros convidados.

Carlos Sainz: Prémio por Toda uma Vida Profissional José Manuel Martínez Martínez
Bicampeão mundial de rali e tricampeão do Dakar (na categoria carros), recebeu o prémio pela sua excecional carreira profissional, espírito de superação e esforço, e por ser um exemplo de solidariedade. O ex-condutor apoiou jovens pilotos, colaborou ativamente com diferentes instituições e fundações e participou em campanhas de consciencialização e atividades voluntárias.

BrazilFoundation: Prémio de Melhor Entidade pela sua Trajetória Social
Entidade criada em 2000 que desenvolve um modelo original de atuação através da mobilização de recursos de diferentes setores, elaborando e supervisionando projetos com Organizações da Sociedade Civil (OSCs) locais em áreas como educação, igualdade de género, integração racial e melhoria ambiental através do Fundo de Educação, Fundo de Equidade de Género, Fundo de Empreendedorismo Negro e Fundo de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas.
Desde 2000, a BrazilFoundation reforçou e capacitou mais de 850 organizações da sociedade civil que lutam pela igualdade socioeconómica, ambiental e racial na região, investiu mais de 45 milhões de dólares e ajudou mais de 120.000 pessoas.

Unidade de Intervenção em Tentativas de Suicídio (ITS) do Corpo de Bombeiros da Câmara Municipal de Madrid: Prémio de Melhor Projeto pelo seu Impacto Social
O suicídio é uma realidade crescente e de enorme importância social, portanto, chamar a atenção para este mal coletivo deve ser uma prioridade pública e cívica. Esta foi a opinião do júri ao conceder este prémio à Unidade de Intervenção em Tentativas de Suicídio (ITS), que a cada ano faz cerca de 350 intervenções em tentativas de suicídio em Madrid.
Criada pelo Corpo de Bombeiros da Câmara Municipal de Madrid em 2018, oferece à população da capital espanhola um serviço preparado para enfrentar a difícil situação de salvamento de pessoas em crise suicida, com perícia em situações extremas, evitando tentativas de autoagressão.

Pilar González de Frutos, XI Prémio Internacional de Seguros Julio Castelo Matrán
Prémio para a especialista no setor de seguros pelo seu trabalho ‘A necessária reforma da previdência social complementar em Espanha’, com o qual a ex-presidente da UNESPA defende que, para melhorar a competitividade da Espanha, é fundamental que os cidadãos tenham sistemas de pensões complementares que, juntamente com a pensão pública, permitam manter o mesmo padrão de vida que tiveram até à reforma.