A rua pertence às crianças. Este é o movimento promovido pela APSI para o Dia Nacional da Segurança Infantil.
A Fundación MAPFRE é, mais uma vez, parceira principal deste dia que a APSI – Associação para a Promoção da Segurança Infantil realiza anualmente, a 23 de maio.
Com esta iniciativa, que já vai na sua 8.ª edição, pretende-se devolver a rua às crianças, com a ideia de que é fundamental reivindicar o espaço público, a bem da saúde das nossas crianças.
O que se defende neste dia?
Brincar é um direito das crianças e, como tal, a APSI defende que estas devem ser livres de o exercerem onde e como quiserem. Para isso propõe a implementação de Incubadoras de Brincar para estimular a imaginação e a criatividade das crianças, desafiando-as a escolherem um espaço público que possa funcionar como um segundo recreio em que possam brincar de forma autónoma com recurso a elementos naturais, materiais soltos, etc.
Este dia comemorou-se de norte a sul do país, e nas ilhas, de forma presencial e com a participação de cerca de 150 escolas e milhares de crianças e professores.
A segurança das crianças a todos os níveis
A promoção de modos saudáveis de deslocação, obriga à adoção de comportamentos, em ambiente rodoviário, respeitadores dos direitos dos peões, em particular dos mais vulneráveis, como é o caso das crianças.
Na Fundación MAPFRE também acreditamos na promoção de hábitos de mobilidade saudáveis e sustentáveis, e por isso continuamos a ser parceiros da APSI, há mais de 10 anos, num objetivo comum para, de forma lúdica e educativa, promover a consciencialização para a segurança e mobilidade segura.
Todas as fotos são cedidas pela APSI no âmbito de comunicação e promoção do DNSI