“A situação da empresa é muito sólida, o nível de endividamento é reduzido e a solvência é muito alta. Crescemos e cresceremos com rentabilidade. Somos ambiciosos, porque desejamos aproveitar todas as oportunidades de crescimento, mas também mantemos como uma marca de identidade a gestão prudente e rigorosa do negócio, com o objetivo de proteger os interesses dos nossos acionistas e garantir também a sustentabilidade a longo-prazo”
Antonio Huertas, presidente da MAPFRE
- Estimativa de rácio combinado médio entre 95 e 96% no triénio.
- Previsão de 95% da carteira global de investimentos avaliada com critérios ESG.
- Depois de eliminar a desigualdade de género em 2023, pretende aumentar em 2024 a percentagem de mulheres executivas para 34%.
Dia 15 de março realizou-se, em Madrid, a Assembleia Geral de Acionistas da MAPFRE, onde foram aprovadas as contas de 2023 e as previsões para o triénio.
Neste grande evento, que contou pelo quinto ano com certificação sustentável, o presidente da MAPFRE, Antonio Huertas, apresentou o novo Plano Estratégico do Grupo para o triénio 2024-2026. O Plano permitirá uma melhor adaptação e aproveitamento das oportunidades no novo ciclo de atividade que a companhia tem pela frente. Este Plano também nasce dos valores e princípios que acompanharam a MAPFRE ao longo dos mais de 90 anos de história, sob o nome de Atitude e apoiando-se em dois conceitos – Somos e Fazemos:
- Crescer, pelo menos, 6% em média em receitas durante os próximos três anos, superando os 32.000 milhões de euros em prémios no final do triénio.
- Alcançar um ROE médio, sob os novos critérios contábeis NIIF, entre 10 e 11%, sendo 11% a meta aspiracional para o ano de 2026.
- Alcançar o rácio combinado numa média de 95 a 96%, com o objetivo aspiracional de chegar a 95% no encerramento de 2026.
- Elevar para 15 o número de países com pegada de carbono neutra.
- Contar com, pelo menos, 95% da carteira total de investimentos avaliada com critérios ESG.
- Elevar para 34% a percentagem de mulheres executivas em 2024, com o objetivo do aumento de um ponto percentual todos os anos.
Para alcançar estes objetivos, o presidente da MAPFRE lembrou que, neste novo ciclo, o foco continuará no crescimento e na melhoria dos resultados, e que os aspetos com mais peso serão:
- Melhorar a eficiência e a competitividade nos seguros de automóveis.
- Ampliar a oferta de produtos de proteção e poupança.
- Evoluir no modelo operacional no negócio de empresas e numa oferta mais transversal.
- Afirmar o excelente desenvolvimento técnico e comercial da unidade de resseguro.
- Atualizar o apetite ao risco em função da rentabilidade, do potencial crescimento e da escalabilidade necessária para gerir com eficiência e produtividade adequadas.
- Reforçar ainda mais o desenvolvimento de pessoas, apoiando a formação e reforçando o talento.
- Impulsionar o aspeto cultural que diferencia a MAPFRE, a partir do lema “Somos e Fazemos a MAPFRE“.
Comunicado completo e mais informações em https://www.mapfre.com/pt-br/espaco-de-comunicacao/