MAPFRE aumenta a quantidade de resíduos reciclados em 2023 a nível mundial, apostando no consumo responsável de recursos e na economia circular.
Em 2023 o CESVIMAP – Centro de I&D (Investigação & Desenvolvimento) da MAPFRE, recuperou, através do CESVIrecâmbios (Centro Autorizado de Tratamento do CESVIMAP) 673 toneladas de peças de 1.887 veículos sinistrados em Espanha.
O CESVIMAP é um centro tecnológico especializado na reparação e reciclagem de veículos, entre outros serviços, e é uma referência no processo de desmantelamento de veículos de forma sustentável, prolongando assim a vida das peças e facilitando a reutilização de matérias-primas, como o plástico e o vidro, e reduzindo o consumo de energia. Desde a sua implementação, há mais de 40 anos, o CESVIMAP realizou mais de 800 crash tests em baixa velocidade com carros, carrinhas, motas e trotinetas elétricas, para avaliar danos e identificar métodos de reparação sustentável que evitem a produção de resíduos.
São também usadas baterias de veículos elétricos em segunda mão para armazenar a energia produzida pelo centro fotovoltaico de autoconsumo, localizado em Ávila, Espanha. O CESVIMAP produziu, assim, 75 MWh de energia fotovoltaica, aumentando em 21% a produção desta fonte de energia renovável. Além disso, conseguiu um autoconsumo direto de 62 MWh, bem como 13 MWh para armazenamento e consumo diferido.
Neutra em carbono até 2030
A MAPFRE quer ser uma empresa neutra em carbono até 2030, e por isso assumiu o compromisso de promover o consumo responsável de recursos, redução, reutilização e reciclagem de resíduos.