Em comemoração do Dia Mundial da Diabetes, a MAPFRE realizou diversas ações em colaboração com a Associação Pata D’Açúcar. Desta forma, reforçou o seu compromisso com a saúde e bem-estar.
Dia mundial da Diabetes nas Instalações da Sede – Miraflores
Medição de Glicémia
Primeiramente, no dia 14 de novembro, promovemos uma ação de medição de glicémia nas instalações da Sede, em Miraflores. Deste modo, os colaboradores presentes mediram os seus níveis de glicémia e receberam orientações do farmacêutico que acompanhou a atividade.
Apesar de não ter sido identificado nenhum caso de hipoglicemia (glicémia abaixo de 70 mg/dL), vários participantes apresentaram valores superiores a 100 mg/dL, um alerta importante. Sendo assim, foi reforçada a informação sobre a glicose alta, que pode indicar condições como a diabetes tipo 2, sedentarismo, desidratação ou uso de medicamentos como corticosteroides. Este tipo de ação tem como objetivo sensibilizar para a importância de controlar os níveis de glicose e adotar hábitos de vida saudáveis.
Demonstração de deteção de glicémias baixas
De seguida, tivemos uma demonstração especial com a Mel, cadela apadrinhada pela MAPFRE, e a sua tutora, Liliana Saraiva. Durante a atividade, a Mel mostrou como identifica episódios de glicémias baixas. Assim, através de um pequeno treino, aprendemos como os cães treinados pela Associação Pata D’Açúcar conseguem detetar alterações nos níveis de glicose em pessoas com diabetes tipo 1, como o Tomás, mas também em outras pessoas que estejam próximas.
Os cães de Alerta Médico DT1 são treinados especificamente para ajudar pessoas com diabetes tipo 1. Entretanto, o trabalho com estes animais não termina após o treino inicial. Sendo assim, eles continuam a ser monitorizados ao longo das suas vidas para garantir que mantêm a capacidade olfativa e o nível de alerta necessários.
Bootcamp | Parque Urbano do Seixal
Por fim, no dia 16 de novembro, encerrámos as atividades com um Bootcamp organizado pela Associação Pata D’Açúcar, no Parque Urbano do Seixal. Sendo assim, o evento, cujo tema foi “A diabetes não é limitativa”, reuniu amigos e parceiros da associação numa manhã repleta de atividades diversificadas.
Primeiramente, os participantes realizaram um treino de estilo militar, para reforçar a ideia de que a diabetes não deve ser um obstáculo para a prática de exercícios. Posteriormente, as ações tornaram-se mais relaxantes, com aulas de yoga, sessões de reiki e massagens. Para concluir o dia de forma especial, teve lugar um almoço de confraternização, onde celebramos o Dia Mundial da Diabetes e a união de todos em prol da causa.
Associação Pata D’Açucar no dia mundial da diabetes
A Associação Pata D’Açúcar é um parceiro que nos orgulha imensamente. Para além de combater o abandono animal, contribui diretamente para salvar vidas ao treinar cães para apoiar pessoas com diabetes. Descubra mais sobre esta incrível associação aqui.
Na MAPFRE, continuamos a apoiar iniciativas que promovem a saúde, o bem-estar e a inclusão, contribuindo para uma sociedade mais solidária e consciente.