Outubro Rosa
Em Portugal, são detetados todos os anos cerca de 9.000 novos casos de cancro da mama. Mais de 2.000 mulheres morrem com esta doença.
Por isso, a MAPFRE também assume esta causa e a sua relevância social. E assim, promovemos o Outubro Rosa em todos os países onde estamos presentes. O convite foi feito a todos os colaboradores e parceiros para fazerem parte deste movimento. Uma vez que é essencial a consciencialização para o Cancro de Mama e para as principais medidas de prevenção desta doença.
Vestimos Rosa
Nesse sentido, para celebrar o 19 de outubro – Dia Mundial da Luta contra o Cancro da Mama, os colaboradores da MAPFRE vestiram-se de rosa! E enviaram-nos as suas fotografias.
Mas não termina aqui
O apoio a esta causa não termina aqui. Contactando a Liga Portuguesa contra o Cancro, qualquer um de nós pode ajudar. Com um donativo, com o nosso tempo, com a doação de 0,5% do nosso IRS ou com a compra de material.
“Estima-se que 21% dos casos de cancro da mama na Europa ocorram em mulheres com menos de 50 anos de idade”
Europa Donna Portugal
Fatores de risco no desenvolvimento do cancro da mama
Apesar de não existirem certezas sobre o que pode causar o cancro da mama, há alguns fatores de risco associados a ter em conta. São os seguintes:
- Idade (80% de todos os tipos de cancro da mama ocorre em mulheres com mais de 50 anos);
- Ter tido cancro numa das mamas, porque há maior risco de ter esta doença na outra;
- Alterações em certos genes, transmitidas pelos pais, que estão na origem de cerca de 5% a 10% de casos;
- Excesso de peso;
- Consumo de tabaco ou consumo excessivo de álcool estão associados ao desenvolvimento de vários cancros, incluindo o da mama;
- Primeira menstruação em idade precoce (antes dos 12 anos) e menopausa tardia (após os 55 anos).
A prevenção é fundamental
O mais importante é a PREVENÇÃO. Realizar exames regulares (autoexames e exames de diagnóstico complementares) e ter um diagnóstico precoce do cancro da mama, através do Rastreio, podem salvar vidas.
Se diagnosticado e tratado precocemente, o cancro da mama tem uma taxa de cura superior a 90%. No seguro Vida em Vida da MAPFRE com a cobertura doenças graves, em caso de diagnosticada qualquer uma das doenças contratadas, garante a antecipação de 50% do capital contratado.
O Cancro da Mama afeta homens e mulheres. Fique atento/a aos sinais. Faça exames de forma regular.