Menu principal
Menu principal

Simule o seu seguro

Animais Domésticos

Menu principal

Viagem e Lazer

Informações úteis

Menu principal
Home 5 Informações Relevantes Para o Cliente 5 Fatores de variação do prémio

Fatores de variação do prémio

 

Cada um dos fatores resulta num valor percentual que, quando todos somados, perfazem a variação do preço do seguro para o tomador.

 

    • Sinistralidade do Mercado: Corresponde à relação entre os custos e as receitas de todas as seguradoras do Mercado.
    • Capital Seguro: Representa o valor máximo que a Seguradora paga em caso de sinistro (nos casos do Seguro Automóvel, Seguro Multirriscos Habitação) ou acidente da Pessoa Segura (Seguro de acidentes pessoais).
    • Inflação: Inclui a variação do impacto do incremento do valor das indemnizações em tudo o que são gastos médicos; custos de materiais e/ou peças, entre outros, a nível transversal e nacional.
    • Fiscalidade/Parafiscalidade: O Imposto de Selo e as Taxas Parafiscais, que estão sempre identificados no documento de pagamento, são os elementos que representam a tributação do consumo de seguros.
    • Outros: Outros fatores não especificados que têm impacto significativo (de origem interna e aplicados à tarifação dos produtos e apólices e variaram durante a anuidade. São exemplos, não exaustivos, alteração de descontos por campanhas, idade da pessoa segura ou carta de condução, idade do imóvel, aplicação de bónus/malús, etc.)
Porque é que comecei a receber informações sobre a variação do preço do meu seguro?

A ASF – Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões -, estabeleceu um conjunto de boas práticas aplicáveis aos avisos de pagamento de prémios de seguros e a outros aspetos relacionados com possíveis alterações contratuais.
Indicou assim que os seguradores passem a incluir nos avisos de pagamento, de forma destacada, na data aniversário ou de renovação dos contratos informações como a variação do preço do seguro e a indicação do impacto no preço do seguro quanto a variáveis como: a variação da Sinistralidade do Mercado;  a variação do Capital Seguro, a variação da Inflação, variação da fiscalidade/parafiscalidade e outros fatores que sejam relevantes.

A partir de agora todos os meus avisos de pagamento dos seguros MAPFRE vão ter esta informação?

As informações da variação do preço de seguro, serão, primeiramente, aplicados aos documentos emitidos a partir de junho de 2024 e relativamente ao Seguro Automóvel e Multirriscos Habitação.

Tenho seguros a nível particular, mas também a nível profissional, também irei receber estas informações?

Não, a recomendação da ASF aplica-se apenas a seguros de Clientes Particulares.

O que significa a variação do preço do meu seguro?

Cada um dos fatores (Sinistralidade do Mercado; Capital Seguro, Inflação, Fiscalidade/parafiscalidade, Outros),  resulta num valor percentual que, quando somados, perfazem a variação do preço do seguro apresentada ao tomador no aviso de pagamento.

Exemplo  
Preço Anual Anterior 248,26€
Preço Anual Atual 280,17€
Variação 12,9%

 

Sinistralidade do Mercado 7,22%
Capital Seguro -1,98%
Inflação 1,68%
Fiscalidade/Parafiscalidade 0%
Outros 5,98%
Soma Fatores 12,9%
Os fatores indicados são específicos para mim ou são transversais a todos os clientes MAPFRE?

São transversais a todos os Clientes Particulares MAPFRE, que tenham contratado os seguros onde se aplica a regra de informação (Automóvel e Multirriscos Habitação).

O que é a sinistralidade do mercado? Eu não tive sinistros…

Este dado é disponibilizado pela APS – Associação Portuguesa de Seguradores.

Para manter o funcionamento do mercado e o justo equilíbrio das prestações, os seguradores têm de promover atualizações com base neste dado.
Desta forma há contratos que embora sem registo de sinistros sofrem atualização para que assim seja possível manter a cobertura adequada das responsabilidades.

Como se explica a atualização do Capital Seguro no Seguro de Multirriscos Habitação? Tenho atualização convencionada de 3% no capital da minha casa e no recibo aparece 1,75 %?

Correto. Na primeira página do seu aviso de pagamento, irá encontrar sempre o valor do capital seguro da sua habitação e a atualização efetuada de acordo com o que incluiu no seu seguro.

O valor apresentado no quatro “Fatores de Variação”, corresponde da atualização de capital, mas sim à percentagem (%) de contribuição dessa atualização para a variação do preço do seguro.

O valor da inflação está correto? “…pelas noticias a inflação no país foi de 7 % e no aviso tenho 3 %...”

Este dado tem origem no INE (Instituto Nacional de Estatística). O valor que consta no seu aviso de pagamento não é o da inflação, mas sim a percentagem (%) de contribuição da inflação para a variação do preço do seguro.

O que está a ser considerado em “Outros”?

Esta rubrica reflete a % de contribuição de outros fatores para a variação do prémio. Estes fatores são de origem interna e aplicados à tarifação dos produtos e apólices e variaram durante a anuidade.
São exemplos, não exaustivos, alteração de descontos por campanhas, idade da pessoa segura ou carta de condução, idade do imóvel, aplicação de bónus/malús, etc.

Dúvidas ou esclarecimentos adicionais sobre os fatores que impactaram na variação do preço do seu seguro? Entre em contacto connosco.