A Caixa Manresa e a Caixa Tarragona fecharam um acordo com a MAPFRE para lhe vender 50% das suas filiais de seguros e ceder o controlo das mesmas.
O montante da operação ascende a 85,7 milhões de euros, dos quais 44,8 milhões correspondem à transacção pela filial da Caixa Tarragona, e os 40,9 milhões restantes à Caixa Manresa. A MAPFRE pagará o preço da operação de forma faseada até final de 2015.
Esta operação tem como objectivo potenciar, com a gestão especializada da MAPFRE, o desenvolvimento dos negócios de seguros e pensões das seguradoras filiais da Caixa Manresa e da Caixa Tarragona, que distribuem os seus produtos através das redes de ambas as caixas de poupança. Inclui, portanto, as áreas de Vida, Não Vida e Planos de Pensões de ambas as caixas que por sua vez se integraram na Caixa Catalunya, sócia também da MAPFRE no ramo Banca-Seguros.
Futuramente, a actividade do ramo Banca-Seguros da entidade resultante desta fusão, centrar-se-á, exclusivamente, na venda de produtos das suas filiais seguradoras, objecto do acordo com a MAPFRE.
Esta operação vai permitir ainda reforçar a posição da Caixa que resultará da fusão entre a Caixa Catalunya, a Caixa Manresa e a Caixa Tarragona no negócio no ramo Banca-Seguros, permitindo que a MAPFRE reforce a sua presença no mercado catalão.
2010-04-30